Você sabe como funciona todo o processo de diagramação de livros? Depois do livro ser escrito pelo autor, a obra passa por um longo trajeto até chegar às prateleiras da livrarias e outros locais onde pode ser encontrado. No caminho, está a sua diagramação, que pode ser definida como a linguagem gráfica, pois é a forma visual como se apresenta para o leitor.

Esse processo consiste em organizar texto e imagens ou fotos, quando existirem, de maneira harmônica, com o objetivo de deixar a sua leitura mais atrativa.

Mas não é só isso, além de formatar o conteúdo de modo apropriado, é preciso que haja algumas informações na diagramação, a fim de garantir que o livro seja, posteriormente, impresso do jeitinho certo. Tem interesse no assunto e quer saber mais?

Então, continue com a leitura deste artigo e confira, nos tópicos a seguir, tudo a respeito do que é diagramação de livro.

  • Como funciona a diagramação de livros
  • Entenda mais sobre o processo de diagramação de livros

 

Como funciona a diagramação de livros

Também chamada de editoração eletrônica ou formatação, a diagramação de livros consiste no processo de padronizar o design de uma publicação. Com isso, o seu conteúdo, formado por texto e imagens, que podem ser ilustrações ou fotografias, ganha um layout apropriado.

Vale lembrar que até o melhor dos livros precisa de uma boa diagramação, pois o espaçamento adequado das linhas, o tamanho certo das letras e outras características podem tornar a leitura mais prazerosa. Da mesma forma, as imagens devem se encaixar com harmonia ao texto.

Por isso, quem faz a diagramação deve receber o texto da futura publicação sem nenhuma formatação. Ou seja, o escritor, que usa um software como o Word, não precisa se preocupar com o visual, apenas escrever com a fonte e tamanho que preferir.

Isso porque esse trabalho fica a cargo do diagramador, sendo necessário somente indicar onde iniciam os capítulos e demais informações que devem aparecer, como notas de rodapé e efeitos, como itálico e negrito.

Dedicatória e sumário são outras informações que o escritor pode incluir no documento, embora seja o profissional quem vai organizá-los em cada página. Demais elementos da diagramação de livros são a definição de margens, escolha das fontes e seu tamanho e localização da numeração.

 

Entenda mais sobre o processo de diagramação de livros

Além de deixar o visual do livro bem equilibrado para oferecer uma leitura satisfatória, a diagramação de livros deve contar com informações que serão utilizadas para a impressão. Entre elas, as chamadas marcas de corte e sangria, bem como a padronização de cores em sistema CMYK ou grayscale.

É necessário ainda que as imagens sejam tratadas, para que fiquem na resolução adequada e, na impressão, apareçam bem definidas.

Hoje, quem realiza a diagramação de livros costuma usar o software InDesign, embora por muito tempo o mais utilizado tenha sido o PageMaker. Depois que o trabalho é finalizado, gera-se um arquivo PDF, que é apenas de leitura, assim, o seu conteúdo segue para a revisão.

Devem ser observados não só o texto em si, como a sua formatação, pois havendo qualquer erro, volta para o diagramador corrigi-lo. Quando estiver tudo certo, o arquivo PDF final é enviado para a gráfica. Por conta da sua importância, portanto, a formatação deve ser feita por profissionais experientes.

A diagramação de livros pode até ajudar a reduzir o custo de produção de um livro. Afinal, se ele tiver menos páginas o preço da impressão pode ser menor, mas o querer barateá-lo não pode prejudicar a adequada disposição dos elementos nas páginas.

E apesar de livros técnicos e jurídicos seguirem um padrão rígido, romances e outros estilos permitem uma brecha para a criatividade.

Para saber mais sobre os próximos passos para fazer a impressão do seu livro, clique aqui e descubra!