Após a produção do seu livro, vem a publicação e divulgação dele. Essa etapa é um pouco mais difícil quando se é um autor independente, sem o apoio de uma editora. Nesse cenário, com aumentar as vendas do seu livro?

Como autor independente, você vai precisar ser um pouco mais criativo, utilizando da internet a seu favor. O marketing de livro é baseado em relacionamento, ou seja, em como você cria uma base de fãs na internet.

Então, como promover um livro e aumentar as vendas dele? Prossiga com a leitura do artigo e confira algumas dicas importantes!

 

Como promover um livro: 6 dicas para aumentar as vendas do seu livro independente!

“O livro é um convite para o leitor entrar num novo universo. A divulgação de livros é um convite para ler.”

No Brasil, é possível lucrar com a venda de livro físico e/ou livro digital. Através deles, você pode obter:

  • Royalties, que são ganhos pelas vendas do livro digital ou e-book;
  • Lucro líquido pela venda dos livros físicos;
  • Lucro com conteúdo baseado em seu livro, que é vendido como extra.

Contudo, para ter lucro nessas e em outras formas, é necessário existir propaganda para vender os livros. Sua obra precisa alcançar o público certo para então vender mais, seja em mídia física ou digital.

Para lhe ajudar no marketing de livro, aqui vão algumas dicas!

 

Antes de tudo, busque o público-alvo certo

O primeiro passo na propaganda para vender livros é simples: escolha o público certo. A escolha do público adequado para o seu livro lhe permite criar peças de divulgação mais coerentes.

Também lhe possibilita saber onde está o seu público, de forma que direcione a divulgação para o canal de comunicação mais adequado.

 

Envie alguns releases para a imprensa

Pesquise veículos de comunicação que são atuantes na literatura, como revistas e cadernos de jornais, para enviar releases. O release se trata de uma peça de comunicação pública que é feita pela imprensa em sua mídia de atuação.

Essa é uma forma tradicional de como promover um livro, que pode ser feita até mesmo por um escritor iniciante. Com o contato dos jornalistas, basta mandar o release por e-mail com informações sobre o livro.

 

Produza uma capa de livro profissional

A capa do livro é elemento essencial para a captação dos leitores, sendo comumente o primeiro contato deles com sua obra. Ela deve ser chamativa, mas coerente com o conteúdo do livro e com seu público-alvo.

Para montar uma capa que aumente o interesse dos potenciais leitores, você deve evitar:

  • muito longo;
  • Imagem de fundo pouco criativa;
  • Uso excessivo de cor;
  • Presença excessiva de informações na capa.

Se possível, contrate um designer profissional, pois este costuma ter experiência com capas que vendem!

 

Use do e-book para promover seu livro físico

Se o foco das suas vendas é o livro físico, uma tática que pode ter é utilizar do e-book para promoção dos seus livros. Apesar de muitas pessoas acharem que o livro digital afasta o público da versão física, ele na verdade promove o contrário:

  • Agindo no convencimento do leitor, pois se ele gostou da versão digital, pode se sentir confiante para comprar a versão física;
  • Agindo como fonte de pesquisa, pois o consumo do e-book deixa mais claro quem é seu público.

Seu e-book pode ser oferecido nas lojas do Google, num site próprio ou e-commerce, no portal de uma grande livraria ou em uma landing page.

 

Divulgue seu livro nas redes sociais

Seja para mídia digital ou física, as redes sociais são uma ferramenta bastante útil para marketing de livro. Nelas, você pode criar perfis de divulgação para a obra ou entrar em contato com diferentes influenciadores do meio literário.

Há diversas estratégias para Instagram , Facebook, Twitter, etc, que você pode aplicar na propaganda para vender os livros:

  • Postar a capa dos livros no feed e stories do Insta;
  • Marcar lugares nos quais seus personagens passaram;
  • Colocar o link para compra do livro na Bio do seu perfil.

 

Realize promoções ocasionais

Por fim, com o livro já publicado, realize algumas promoções ocasionais. Isso aumenta as vendas e permite que mais pessoas tenham contato com o seu livro – e isso pode gerar um ótimo marketing boca a boca.

 

Conclusão

A divulgação de livros é sua maior ferramenta para aumentar as vendas, pois ela lhe permite alcançar um público maior e, principalmente, o público certo. Esse último se trata do leitor que realmente vai comprar o seu livro.

As vendas do seu livro estão diretamente relacionadas à sua relação com o público. Conforme é maior a sua base de fãs, obtida pelas estratégias de divulgação, maiores são as chances de ter sucesso com seus livros!