Como funciona a tiragem de livros?

Se você quer ser um escritor independente, é necessário entender como funciona a tiragem de livros. Afinal, você que quer entrar para esse universo, sabe o que esse termo significa?

Para ser um bom autor, é importante entender todas essas expressões para poder compreender como que será o processo para dar vida ao seu livro.

Para te ajudar a compreender sobre a tiragem de livros, continue acompanhando esse post. Vamos te mostrar como ela funciona e como escolher a quantidade ideal. Boa leitura!

O que é tiragem de livros?

Antes de mostrar como a tiragem de livros funciona, vamos te explicar o que esse termo significa. O conceito é bem simples, trata-se de ter uma obra impressa e o número de exemplares que são produzidos.

Tiragem e impressão tem o mesmo significado. Portanto, se você vir esses termos por aí, saiba que tem o mesmo conceito. Se os exemplares impressos acabarem e for preciso reimprimir, será um novo número de tiragem.

Como é feito o processo de tiragem de livros?

Hoje em dia, a impressão da tiragem de livros é feita em gráficas. Ela pode ser feita de duas formas:

  • Offset: a impressão é mais rápida, sendo indicada quando há uma grande quantidade de livros, sendo a capa colorida e com um prazo menor;
  • Digital: essa é um pouco mais demorada, porém é a mais indicada para impressões que necessitam de ser em alta definição e tenham poucas cores.

A impressão digital é a que tem o melhor custo-benefício para os escritores independentes. Isso quando a tiragem de livros for baixa, até 500 exemplares.

Como devo definir a tiragem de livros?

Geralmente, quem está iniciando na carreira literária opta por uma baixa tiragem de livros. Isso porque ainda não sabem como a obra será recebida no mercado e nem pelo leitor.

O raciocínio de um autor independente é mais ou menos assim: será mais fácil vender 100 livros do que 1000, portanto, a tiragem será menor no início.

A melhor maneira de definir a tiragem de livros é realizando vários tipos de orçamentos. Tenha em mente a saída da sua obra, mas também o material que será usado para produzi-lo. É importante pensar em:

  • Acabamento;
  • Tamanho do livro;
  • Cores;
  • Capa;
  • Tipo de papel.

O ideal é que você faça pelo menos três orçamentos, visando à qualidade da produção e incluindo essa pequena lista. A partir daí você terá uma noção do valor que deve investir e em quantos livros imprimir inicialmente.

Vale lembrar que não existe uma quantidade de tiragem de livros que é certa. É somente ir com base em fatos reais: chances de venda e, principalmente, seu orçamento!

Se você acha que a tiragem de livros deve ser 100 exemplares, faça. Mas se for 1000, ótimo! O importante é que a sua obra venda e desperte a atenção de muitos leitores. Mas, principalmente, que a impressão do seu livro seja de qualidade!

Agora que você já sabe o que é tiragem de livros, qual a quantidade você vai imprimir?

Deixe seu comentário.