Seja em mídia física ou digital, o título do livro é a principal isca para captar a atenção do seu leitor. Principalmente no seu caso como escritor independente: o título é o que vai fazer o leitor parar e abrir a primeira página.

Pense no livro As Veias Abertas da América Latina de Eduardo Galeano. Se trata de um título que fisga o leitor por usar de palavras de impacto: veias abertas. Com isso, quem for ler, já sabe o que o espera: a história profunda da América Latina – e sangue.

Agora, como você pode criar títulos de livro que chamam a atenção? Prossiga com a leitura e confira algumas dicas!

 

Afinal, o que o título de livro deve ter?

“Títulos para livros funcionam como uma síntese ou como uma charada: você pode definir ‘que o livro é sobre o título’ ou ‘que o leitor vai ter quer ler para entendê-lo’.”

Para definir nomes para livros, é necessário saber o que você espera causar no leitor. No geral, há dois caminhos que são seguidos:

  • Resumo: seu título fala de maneira clara qual é a história do livro;
  • Suspense: o título não conta o que é a história, mas é um elemento-chave dela.

 

Quais são as características principais em nomes para livros?

Primeiro, o título para a história deve ser algo único, de forma que se destaque na multidão de livros. Pense em títulos de livro que chamam atenção e que não tenham sido muito usados ainda, até para evitar problemas com direitos autorais.

Depois, o nome precisa ser memorável, algo que faça o leitor não se esquecer mesmo após muito tempo da leitura. Isso ajuda na hora dele indicar para um amigo ou numa pesquisa na Amazon ou em livrarias locais.

Por fim, ele precisa fazer o leitor pensar no conteúdo da obra literária. Por exemplo, Androides sonham com ovelhas elétricas? do Philip K. Dick – o que isso significa na obra? Só lendo para saber!

 

Títulos de livro que chamam atenção: 5 dicas para criar o título ideal!

Agora que tem uma noção do que faz um bom título para uma história, aqui vão algumas dicas que te ajudarão nisso. Confira agora!

 

Tenha referências dentro do gênero do livro

De certa forma, o gênero literário acaba tendo um padrão interno de nomes para livros. Dessa maneira, use do gênero do livro para ter referências de nomes que se encaixem na sua obra.

Claro que você deve garantir que sua história, gênero e estilo são adequados para o nome escolhido.

 

Não se estresse com isso – se possível, só defina o nome no final

Não se preocupe tanto com o nome do seu livro, você pode definir ele após terminar a obra literária. Se preocupe em escrever sua história, pois eventualmente a ideia simplesmente surge na sua cabeça.

 

Responda o que é seu livro para o leitor

Uma forma de definir o bom título de livro é escolhendo o elemento-chave da história, o que pode ser feito ao responder as perguntas do leitor:

  • Sobre quem é a história? (Ex: Forrest Gump, de Winston Groom);
  • Do que se trata o livro? (Ex: A Segunda Guerra Mundial, de Martin Gilbert);
  • O que há de tão interessante no seu livro? (Ex: A Princesa Salva a Si Mesma neste Livro, de Amanda Lovelace).

 

Use de palavras de impacto

Títulos para livros costumam chamar atenção quando usam de palavras de impacto para o leitor casual. Geralmente, essas palavras envolvem morte, amor, céu e inferno, medo e por aí vai.

Um exemplo é Medo e Repulsa em Las Vegas, de Hunter S. Thompson, que cativa o leitor no “Medo” e “Repulsa”. Afinal, o que há de tão sinistro em Las Vegas para causar esses sentimentos?

 

Não crie um título difícil de lembrar

Não seja tão longo no seu título – ele ainda deve ser fácil de lembrar pelo leitor. Títulos muito longos ou complicados acabam sendo difíceis de se lembrar ou pesquisar.

 

Conheça alguns exemplos de títulos criativos para se inspirar!

Para lhe ajudar a ter ideias, aqui vão alguns bons exemplos de títulos criativos:

  • Sobre os Ossos dos Mortos;
  • Cem Anos de Solidão;
  • O Silêncio dos Inocentes;
  • A Casa das Belas Adormecidas.

 

Conclusão

Para criar um bom título de livro, há ainda algumas ações que pode realizar como um brainstorming ou usar de ideias contrastantes. Um exemplo é “Crônicas de Gelo e Fogo”, que usa de dois elementos contrários.

De qualquer forma, é importante ter referências para se basear e buscar exemplos de títulos criativos para despertar a sua imaginação.

Tenha em mente que o título do livro deve ativar algo no leitor. Então, de certa maneira, seu primeiro passo para criar um título é conhecer bem o seu público!