Como criar sua livraria virtual? Bem, essa é uma questão pertinente tanto para quem já possui uma livraria física, quanto para quem não tem. Afinal, uma livraria online garante algo essencial ao cliente: comodidade.

Contudo, o que não faltam são grandes livrarias virtuais, como Amazon, Saraiva, Livraria Leitura e muitas outras. Como competir com elas? Esse é o ponto: você não precisa competir.

Então, como abrir uma livraria virtual? Prossiga com a leitura e entenda o passo a passo simples para isso!

 

 

Como criar sua livraria virtual: 5 passos simples para sua livraria online!

“A mágica da livraria virtual é que você pode ter a estrutura para estoque dos livros, mas sem a presença de funcionários ou loja física.”

Afinal, como criar sua livraria virtual? Bem, há mais de uma forma de se fazer isso: pode ser pela criação de um site para sua livraria ou pelo uso de plataforma virtual, como a Estante Virtual.

Em seu estoque, você pode ir além de livros próprios da editora ou livros novos direto do fornecedor, podendo vender e-books e livros usados.

De qualquer forma, conheça o passo a passo para vender ou revender livros online!

 

1. Defina o modelo de negócio da livraria virtual

Como dito antes, é muito difícil começar querendo competir contra grandes lojas virtuais. Por isso que a melhor opção para seu modelo de negócio é focar num nicho de mercado. Alguns exemplos clássicos de nicho são:

  • Livros religiosos;
  • Livros de arquitetura;
  • Livros de direito;
  • Segmento de livros usados;

 

Para obter uma parcela do mercado, é importante que foque sua livraria num certo segmento.

 

2. Estabeleça uma estrutura organizada de trabalho

Apesar de não ser necessária uma loja física, você ainda deve ter uma estrutura organizada de trabalho. Você deve possuir um estoque para os livros, assim como estantes e prateleiras para sua organização.

Também deve possuir um escritório para atendimento aos clientes em canais virtuais, despache de produtos e monitoramento das entregas. É importante que adote um sistema organizado para vender ou revender livros online!

 

3. Defina a plataforma para sua loja de livros online

O passo essencial de como abrir uma livraria é ter um espaço virtual para vendas. Nisso, você tem três opções:

  • Criar site profissional: é a opção mais cara, mas é um investimento a longo prazo. Contrate uma empresa especializada que garanta um layout com o perfil da sua empresa, além de estrutura segura e com todas as funcionalidades;
  • Plataformas de e-commerce: nesse caso, você alugaria espaço numa plataforma virtual. Com essa estante virtual, sua preocupação é apenas o atendimento ao cliente e lidar com os fornecedores para livrarias;
  • Plataforma open source: um meio termo entre os dois, onde você tem sua loja própria numa plataforma de sites, como WordPress.

 

4. Garanta os fornecedores para livrarias

Para vender ou revender livros online, é necessário contar com bons fornecedores para livrarias. Você deve se concentrar na fornecedora mais confiável para sua logística e com os melhores preços praticados.

É bom fazer uma pesquisa prévia, do fornecedor local até as grandes fornecedoras. Outra opção é sondar concorrentes, de forma a encontrar a fornecedora mais ativa no segmento.

Obs: na produção de obras próprias da editora, é importante garantir o fornecimento de tiragens dos livros da sua editora para atender a demanda. Uma boa ideia é a  !

 

5. Trabalhe a divulgação da loja de livros online

Para que tenha sucesso com sua estante virtual para livros, você deve garantir visibilidade para sua loja. Isso pode ser obtido de duas formas.

SEO ou Otimização para Mecanismos de Busca

 

Estratégias de SEO são úteis para criar visibilidade, pois focam em otimizar os elementos do seu site para atender aos fatores de ranqueamento. Com isso, é possível alcançar a primeira página de resultados ou até os 3 primeiros resultados.

Uso de anúncios no Google e Redes Sociais

O uso de links patrocinados ou anúncios pagos são ótimos para aumentar o seu alcance e segmentar o seu público. Através das ferramentas de anúncios do Google, Facebook ou Instagram, é possível alavancar seu alcance para o público certo.

Além disso, é essencial criar uma página da livraria nas redes sociais!

 

É importante ter uma estante virtual para livros?

A verdade é que, atualmente, a maioria do público compra online – e quando não compra, ao menos pesquisa. Segundo pesquisa da CNDL e SPC, 97% dos consumidores digitais em capitais brasileiras pesquisam online antes de comprar.

Então ter uma livraria online é a garantia de, ao menos, seus livros terem publicidade. Claro que oferecer seus livros para compra virtual garante uma comodidade que conquista os novos clientes!