Escrever uma história infantil curta é muito mais do que criar personagens fofos e montar um final feliz fácil. Na verdade, um livro infantil deve ser muito bem escrito de forma a captar a atenção dos pequenos – e isso pode ser bem difícil.

Com o tempo, captar a atenção infantil foi se tornando cada vez mais complicado, principalmente com concorrentes como tablets, smartphones e videogames. Nisso, a pergunta que fica é: como fazer uma história infantil?

Prossiga com a leitura e veja como montar a melhor estrutura de livro infantil!

 

Como escrever um livro infantil: 7 dicas para um bom livro infantil!

“Uma boa estrutura de livro infantil consegue entregar um universo por completo, com detalhes minuciosamente planejados.”

É muito comum que autores de livros infantis sejam subestimados, assim como o seu público: as crianças. Contudo, esse mesmo público pode ser extremamente exigente, principalmente tendo outras opções de entretenimento, como jogos e vídeos.

Então, na verdade, pode ser bem difícil aprender a como escrever um livro infantil. Para lhe ajudar nisso, aqui vão algumas dicas de como fazer uma história infantil!

 

1. Defina seu público-alvo

Não, livro de criança não é tudo igual. O roteiro de livro infantil pode mudar conforme a faixa etária, assim como outros aspectos: diagramação, número de páginas, uso de ilustrações, etc.

No geral, há as seguintes faixas etárias que você pode focar:

  • De 0 a 4 anos: requer um conteúdo mais simples, com história infantil curta e ilustrações. Alguns temas para escrever um livro infantil são uso de cores, números e elementos da rotina infantil, como escovar os dentes;
  • De 3 a 8 anos: Uma história infantil curta também (mas agora até 700 palavras), com ilustrações grandes que se articulam com a história. O roteiro de livro infantil deve ser uma história de início, meio e fim;
  • De 5 a 7 anos: uma história maior, com divisão em capítulos;
  • De 8 a 10 anos: a quantidade de ilustrações diminui, enquanto aumenta o número de palavras. Se torna uma história um pouco mais complexa!

 

2. Leia livros infantis

Definido o seu público, você deve focar agora em entender o mundo no qual embarcará. Não é possível escrever um bom livro infantil sem entender o que exatamente atrai a faixa etária de sua escolha.

Lendo livros infantis, você entende duas coisas:

 

3. Crie uma boa ideia para livro infantil

Há inúmeras ideias que você pode ter dentro da estrutura de livro infantil, desde situações da vida real até produtos 100% da sua imaginação. Para ser uma boa ideia, ela deve fazer sentido para o mercado infantil, tendo as seguintes características:

  • Ensinar alguma lição;
  • Contar com ilustrações de alta qualidade;
  • Contar com vocabulário e enredo adequado para a faixa etária;
  • Ser capaz de entreter até os adultos.

 

4. Crie personagens identificáveis

Os personagens são o principal elo de identificação do leitor – ele precisa se ver neles e isso vale para qualquer idade. Por isso, que tal criar personagens infantis, com mesma faixa etária, gostos semelhantes e ações parecidas?

Faça da criança parte da história!

 

5. Pense na Jornada do Herói

A Jornada do Herói se trata de uma técnica narrativa criada por Joseph Campbell, que estabeleceu as etapas de crescimento do protagonista. Ela é dividida em 12 etapas:

  1. Cotidiano do herói;
  2. Chamado à aventura;
  3. Recusa do chamado;
  4. Encontro com seu mentor;
  5. Travessia para um “novo universo”;
  6. Testes, aliados e inimigos;
  7. Intervalo para questionamentos e preparação do herói;
  8. A provação;
  9. A recompensa;
  10. Caminho de volta para casa;
  11. A “última batalha”;
  12. O retorno ao mundo original, agora como uma pessoa diferente.

 

6. Adote a linguagem adequada

Mesmo que você seja um adulto, adote uma linguagem infantil, sem termos complexos ou palavras de duplo sentido. Da mesma forma, evite o uso constante de gírias do momento, pois isso pode datar o seu livro.

 

7. Invista fortemente no visual

Como dito anteriormente, ilustração de alta qualidade é essencial ao livro infantil. Contudo, falo agora de algo mais específico: a capa. Esse é um dos aspectos mais relevantes para captar a atenção infantil.

Para isso, contrate um profissional ilustrador que capriche no título e seja capaz de entregar ilustrações bonitas e chamativas.

 

O que falta para um livro infantil?

No geral, você deve se preocupar com duas coisas como escritor de histórias infantis: pensar nos melhores temas para escrever um livro infantil e adotar uma linguagem coerente para as crianças.

Lembre-se: você deve ser honesto sobre o que contar. Crianças são bastante espertas e não gostam de serem subestimadas como leitoras!