Vale a pena ser um autor independente? Existe alguma vantagem em ser autor independente? Não é de hoje que a ideia de publicar livro independente povoa a mente dos autores. Contudo, atualmente é a melhor época para ser um autor independente.
Afinal, há mais de uma opção para isso: clubes de autores, plataformas digitais, selo editorial independente, etc. Além disso, você pode publicar da maneira tradicional (livro físico), digital (e-book) e em plataformas de auto-edição.
Então, é tão vantajoso assim ter livros independentes? Prossiga com a leitura do artigo e entenda todas as 12 vantagens de ser um autor independente!
O que é ser um autor independente?
“Ser um autor independente é um desafio para novos autores, mas também significa maior liberdade.”
Um autor independente é aquele que lança um livro sem qualquer vínculo com editoras tradicionais. Com isso, é ele que cria, escreve, revisa, edita, publica e lança o livro, podendo até terceirizar algumas atividades, mas tendo total controle da obra.
Ele pode publicar suas obras no meio digital (como e-book), por uma editora independente ou por meio de coordenação editorial própria (autopublicação).
Como publicar um livro independente?
- Primeiro, tenha o manuscrito revisado, com a revisão sendo feita por terceiros, principalmente profissionais da área.
- Depois, crie a capa e diagrame as páginas para o formato da publicação.
- Realize o registro do ISBN, de forma a garantir os direitos autorais da obra.
- Defina o número de cópias impressas e o formato de comercialização (por selo editorial independente, autopublicação, em site próprio, em lojas virtuais, etc).
- Estabeleça as condições de venda e distribuição do livro com seus parceiros comerciais.
É possível publicar livro independente sob demanda?
Uma opção para autor independente é usar da impressão de livros sob demanda, ou seja, imprimir apenas após realização dos pedidos. Isso diminui o custo de produção e evita a necessidade de estoque.
É possível publicar livro independente por um selo editorial independente?
Uma opção de publicação para autor independente é se tornar parte de um selo editorial independente. Se trata de uma marca autônoma dentro de uma editora, que lança produtos específicos de um segmento.
Por ter uma atuação autônoma dentro da editora, permite uma melhor comunicação entre leitor e autor, além de garantir maior liberdade de criação.
Quais são as vantagens de ser um autor independente?
Agora que entendeu o que é um escritor independente (e as possibilidades de publicação), é hora de saber as vantagens dos livros independentes. O que a autopublicação lhe garante como autor?
Maior poder de decisão
O autor independente tem a decisão final em cada fase de criação do livro: na produção de texto, escolha de material, estabelecimento de parceiro, canais de distribuição, estratégias de comunicação, projeto gráfico, entre outras coisas.
Claro que isso requer um bom conhecimento sobre mercado editorial e comunidade literária. Por isso, é importante que aprofunde seu conhecimento com a colaboração de profissionais dessas áreas.
Liberdade de criação
Em livros independentes, não há alterações no texto ou mudanças de abordagem, o que permite uma maior autenticidade textual. Claro que, como no tópico anterior, é importante contar com a revisão externa, pois a correção pode ser viciada.
Total controle dos direitos
Através da publicação como autor independente, você obtém todos os direitos autorais da obra, o que lhe permite publicar ela em qualquer espaço. Da mesma forma, pode retirar sua obra do espaço ou então fazer posteriores mudanças no conteúdo e formato.
Maior margem de lucro
No geral, editoras oferecem aos autores uma porcentagem de royalties, que variam entre 8-10% sobre o lucro líquido do livro. Contudo, com uma autopublicação (você custeando a produção), a margem de lucro pode ser toda sua.
Maior controle sobre a distribuição e os canais de venda
Mesmo que você não tenha o alcance para publicar em grandes livrarias, você tem total controle sobre a distribuição e canais de vendas. Seu espectro de escolhas vai das livrarias independentes até publicar o e-book na Amazon.
Com o controle sobre a distribuição, você pode diretamente negociar as comissões e condições de venda.
Quais os desafios para quem escolher ser um autor independente?
Ao escolher ser um autor independente, você tem total controle sobre sua obra, mas também terá algumas dificuldades. Seus desafios serão:
- A falta de conhecimento especializado, que pode ser remediado pela busca por orientação de terceiros;
- Maior dificuldade na distribuição para grandes livrarias;
- Você terá de arcar com os custos de produção.
Após passar por esses desafios numa primeira vez, como um autor independente novato, você adquire experiência. É através da experiência que você pode se tornar um autor de sucesso!