Uma boa campanha de lançamento de livro é essencial para impulsionar uma obra no mercado. O lançamento de livro online é o pontapé para promoção do livro na internet.

No meio digital, o mercado literário foi um dos mais beneficiados no último ano: segundo Jornal do Comércio, e-books tiveram alta de 60% nas vendas em relação a 2019. Isso é uma ótima notícia, mas também significa outra coisa: alta concorrência.

Então, como fazer um projeto de lançamento de livro que lhe destaque dos outros lançamentos? Prossiga com a leitura e veja como funciona o lançamento de livro!

 

O que é lançamento de livro online e por que é importante?

“O cronograma de lançamento de livro se volta para um objetivo muito claro: gerar entusiasmo e ‘hype’ em cima da obra.”

O lançamento de livro online se trata do dia em que a editora termina seu trabalho editorial sobre o que foi produzido pelo autor. Após a obra ser mandada para impressão (no caso do livro físico) e para o marketing, ocorre o lançamento.

 

Por que é importante o lançamento de livro virtual?

O projeto de lançamento de livro existe para criar entusiasmo para a compra do livro. Esse projeto pode levar até meses para estar pronto, existindo todo um cronograma de lançamento de livro.

 

Como funciona lançamento de livro no mercado?

“O trabalho do marketing na campanha de lançamento de livro é posicionar bem a obra dentro de um segmento popular.”

A primeira etapa de lançamento de livro virtual é saber onde ele será lançado. Isso pode definir a posição dele no mercado virtual, junto das campanhas de marketing. As principais opções são:

  • Criar uma : criar um site próprio para sua editora é a opção mais cara mas te permite maior personalização e uma “cara própria”;
  • Afiliados digitais: Hotmart, Eduzz e Monetizze são bastante recomendadas para propaganda dos livros através de afiliados;
  • Plataformas digitais para livros: Kindle Direct Publishing da Amazon e Clube de Autores são ótimas opções focadas no mercado literário independente.

Depois disso, vem a segunda etapa no cronograma de lançamento de livro: o lançamento em si!

 

Como executar o projeto de lançamento de livro?

É importante que possua uma página online para divulgação do livro, que pode ser feita em site ou então nas redes sociais. Na segunda opção, crie uma página oficial e a turbine através da ferramenta Ads da rede social, como Facebook Ads.

Outra opção é a criação de uma comunidade no Facebook, WhatsApp ou Telegram. É uma alternativa mais recomendada para quem já publicou texto em sites de fanfiction e já possui uma certa base de fãs.

Nessa época de pré-lançamento, você deve realizar as seguintes ações:

  • Destinar grande verba para anúncios, nas redes sociais ou no Google Ads;
  • Criar vídeos de apresentação da história ou dos personagens, que devem ser criativos e interativos. Deixe o público bem antenado sobre o que seu livro é;
  • Tente emplacar seu lançamento na imprensa ou através de influenciadores digitais. Por exemplo, envie prévias para influenciadores.

 

E como fica o pós na campanha de lançamento de livro?

No pós-lançamento, você deve incentivar seus leitores a avaliarem o livro nas plataformas onde foi lançado. Além disso, deve continuar em contato com influenciadores digitais e produzir lives de leitura do livro.

 

Como fazer propaganda do meu livro?

“Como fazer a propaganda do meu livro?”, essa é a pergunta mais comum no pós-lançamento. Contudo, as ações de marketing e divulgação devem ser preparadas antes do lançamento.

Algumas das ações de propaganda que pode realizar no lançamento de livro online são:

  • Fazer um release do livro, que se trata de um texto jornalístico para a imprensa. Uma opção para isso é usar do Dino, que integra com os principais portais de notícias online;
  • Peça para amizades influentes escreverem boas resenhas;
  • Dê palestras e oficinas virtuais ou participe de fóruns;
  • Seja sempre presente nas principais redes sociais;
  • Não faça propaganda explícita constantemente nas postagens de redes sociais;
  • Crie uma landing page;
  • Produza um trailer para o livro, que pode ser animação, fotos com narração, imagens com frases do livro ou mesmo com atores;
  • Crie peças publicitárias offline (como caneca, marcador, postal, etc).

 

Dê importância ao lançamento de livro online

Lançar um livro pode ser um processo difícil, principalmente se for feito de maneira independente. Por isso que a parte mais importante do lançamento é o planejamento prévio para as campanhas de publicidade.

Publicidade e propaganda é a alma do lançamento de livro online. Seja pelos anúncios pagos ou pelo “boca a boca”, é isso que vai garantir o seu sucesso!

 

 

Lançar um livro pode ser um processo difícil, principalmente se for feito de maneira independente.

O lançamento de livro online é o pontapé para promoção do livro na internet.
É importante que você possua uma página online para divulgação do livro, que pode ser feita em site ou então nas redes sociais.

 

Para te ajudar, separamos algumas ações de propaganda que você pode realizar no lançamento de livro online:
 

  • Seja sempre presente nas principais redes sociais;
  • Não faça propaganda explícita constantemente nas postagens de redes sociais;
  • Produza um trailer para o livro, que pode ser animação, fotos com narração, imagens com frases do livro ou mesmo com atores;

 

Para mais dicas, não deixe de acessar o nosso blog e confira essa e mais dicas para você bombar com os seus livros!!