Uma das grandes dificuldades enfrentadas por editoras e autores independentes diz respeito à tiragem mínima. As grandes gráficas só trabalham com grandes volumes de exemplares. A alternativa é fazer um livro sob demanda, em pequenas quantidades. Mas será que vale realmente a pena? É o que vamos ver nesse artigo.

O que é a publicação sob demanda

As gráficas que exigem tiragens mínimas para produção de livros acabam impedindo  crescimento de editoras. Mesmo as mais inovadoras e com boas ideias acabam perdendo espaço de mercado em razão dessa exigência.

Porém, existe uma solução que está sendo implementada por editoras que desejam expandir suas operações, reduzir custos e captar mais clientes. Trata-se da impressão sob demanda, em tiragens que atendam aos reais interesse da editora.

As vantagens de fazer um livro sob demanda são muitas. Esse modelo de publicação permite maior agilidade, facilita as estratégias da editora e atrai pequenos autores. Vamos abordar cada um dos principais benefícios da publicação sob demanda abaixo.

1. Publicação de pequenas tiragens

Uma das grandes vantagens de fazer um livro sob demanda é a possibilidade de combinar com a gráfica a quantidade exata de livros a serem impressos. Não há exigência de tiragem mínima, o que é um grande atrativo principalmente para novos autores.

Quando firmada uma parceria entre a gráfica e a editora, essa pode captar mais clientes, formando um catálogo maior de obras. Isso porque um dos grandes desafios das editoras é justamente lançar novos nomes no mercado literário.

A quantidade de livros a serem impressos é definida pela editora, sem que limites mínimos sejam estabelecidos. É por isso que fazer um livro sob demanda é tão vantajoso para editoras que desejam realizar o sonho de todo autor: ter o seu livro publicado.

2. Baixo custo de publicação

Em razão da exigência de tiragem mínima, os custos para a editora são reduzidos ao máximo. É possível definir uma quantidade de livros de acordo com o orçamento disponível e do acordo realizado com os autores.

Na verdade, essa é uma das grandes vantagens de fazer um livro sob demanda. A contratação de grandes tiragens, na maioria das vezes, inviabiliza a publicação, impedindo as editoras de lançarem novos autores e aumentarem seu acervo de livros publicados.

3. Total controle sobre prazos e entrega

Os prazos de produção e entrega são muito mais rápidos do que aqueles observados nos contratos com gráficas tradicionais. A produção em pequena escala é uma estratégia de logística, que facilita a vida da editora.

Isso porque o foco da publicação sob demanda é justamente a satisfação das necessidades do cliente. Os livros são entregues na quantidade certa, no prazo combinado entre a gráfica e a editora.

4. Redução de estoques

Nenhuma editora gosta de ver seus materiais parados no estoque. É fundamental que os livros sejam comercializados de forma rápida, de forma a manter o faturamento e estimular novas publicações.

A internacionalização do selo da editora depende muito da sua capacidade de vender seus livros. No entanto, quando a publicação ocorre em grande escala, as chances de estoque cheio são grandes.

Para reduzir estoques e conseguir vender tudo que está entrando, fazer um livro sob demanda é a solução.

5. Livros disponíveis sempre que necessário

Mas e quando os livros começam a vender rápido? Esse é o grande objetivo de editoras, principalmente as que desejam crescer e expandir suas atividades. Quanto mais vendas, maior o lucro e maior também a procura por novos autores.

Entre as diversas vantagens de fazer um livro sob demanda está a certeza de que o livro nunca estará esgotado. Precisou de uma nova remessa? A gráfica está pronta para produzir, com velocidade e qualidade.

Por esses e por outros motivos, fazer um livro sob demanda é o mais indicado para editoras. Uma solução prática, barata e eficiente, que está mudando a forma como os livros são produzidos e comercializados.