Quem nunca julgou um livro pela capa? Um dos grandes cuidados que devem ser tomados por uma editora diz respeito ao design e estilo dos seus livros. Nesse artigo vamos mostrar como criar uma boa capa de livro, que seja atrativa e chame a atenção dos leitores – além de agradar ao autor.

Existem diferentes estilos que podem ser explorados

Durante a criação da capa do livro, diversos estilos podem ser empregados. Existem capas com fotos pessoais, capas com fotos compradas em arquivos digitais, capas com ilustrações e muito mais.

Para criar uma boa capa de livro é importante escolher um estilo que dialogue com a obra e também com a personalidade e interesses do autor. Se estamos diante de uma obra de ficção científica tecnológica, por exemplo, uma capa moderna, com ilustrações originais pode ser o mais indicado.

Já em outros projetos, como livros de autoajuda, a utilização de imagens motivadoras, como águias e leões, pode trazer um resultado mais satisfatório. É fundamental que a editora consiga explorar os diversos estilos de acordo com as peculiaridades de cada obra.

Utilize as cores certas

É comum que editoras e autores busquem saber como criar uma boa capa de livro com base na disposição das cores. Poucas pessoas sabem, mas as cores possuem papel importante na percepção que temos sobre os objetos, incluindo os livros.

Cores impactantes, por exemplo, são capazes de chamar a atenção do leitor de forma imediata. Perto de outros livros, capas com tons vivos se destacam naturalmente, o que é ótimo para estimular as vendas – e roubar a atenção das obras da concorrência.

Mas as cores devem ser escolhidas também de acordo com o assunto do livro. Quando lidamos com temas como sustentabilidade, por exemplo, as cores verde e azul são as mais indicadas. Elas conseguem transmitir muito bem a mensagem que o livro pretende passar.

Livros de mistério, por sua vez, podem contar com capas escuras, que remetam ao mistério. Sem dúvidas, escolher a cor certa é o básico para criar uma boa capa de livro.

Livros de mistério, por sua vez, podem contar com capas escuras, que remetam ao mistério. Sem dúvidas, escolher a cor certa é o básico para criar uma boa capa de livro.

Provoque sensações no leitor

Todos os elementos do livro devem estar voltados para despertar sensações no leitor. Imagine um livro sobre sustentabilidade, com uma parte verde e uma parte degradada na capa. Esse contraste leva o leitor a pensar na urgência do cuidado com a natureza.

Esse é deve ser o objetivo de uma capa de livro, fazer com que o leitor se aproxime da obra antes mesmo da leitura. A psicologia nos mostra que as cores, imagens e elementos visuais influenciam muito nas sensações e sentimentos humanos.

Por isso, durante o processo criativo da capa, é importante que a editora pense nas consequências que o estilo e elementos escolhidos serão capazes de promover. Sentimentos negativos devem ser evitados, ao passo que sentimentos positivos com relação a obra devem ser estimulados.

Abuse da criatividade

Já que estamos falando sobre como criar uma boa capa de livro, é importante destacar o fator criativo. Editoras que desejam agradar aos autores e leitores devem apostar em processos de criação modernos, criativos e diferenciados.

Apesar de existirem algumas ideias que orientam o desenvolvimento de capas de livros, não existe nenhuma regra fixa a respeito. Infelizmente não inventaram a fórmula mágica para criar uma boa capa de livro.

A criatividade permite que editoras consigam desenvolver projetos atraentes, diferentes dos materiais já existentes no mercado. Essa é uma das estratégias a serem implementadas por editoras que desejam expandir suas atividades, conquistar novos autores e aumentar o faturamento.

Essas são as principais dicas para criar uma boa capa de livro. Destaque-se no meio da multidão e garanta que os seus livros conquistem a atenção do maior número possível de leitores.