E-book x Livro Impresso: Conheça as vantagens e desvantagens de cada opção

Quando começaram a aparecer os e-books, ou seja, os livros digitais, imaginou-se que, em pouco tempo, os livros impressos deixariam de existir. Mas não é isso o que aconteceu e por mais que, hoje em dia, os livros digitais têm ganhado, cada vez mais, espaço, a verdade é que não substituem os livros tradicionais.

Afinal, ambos possuem pontos positivos e negativos e para conferir quais são eles, siga com a leitura deste artigo. Nos tópicos a seguir, saiba mais sobre E-book x Livro Impresso: Conheça as vantagens e desvantagens de cada opção.

E-book: vantagens

  • Armazenamento

Entre as vantagens do livro digital está a sua facilidade de armazenamento. Isso porque um livro é apenas um arquivo e, assim, pode ser amplamente guardado no seu computador, sem ocupar muito espaço, já que, basicamente, conta apenas com caracteres, sem imagens ou com muito poucas.

  • Praticidade

Atualmente, o e-book pode ser lido em qualquer aparelho, não só em computadores desktop ou laptop, mas também em smartphones, o que oferece uma imensa praticidade.

Afinal, durante os deslocamentos, no transporte público, por exemplo, é possível ler o seu livro sem se preocupar em levar um peso a mais na bolsa ou mochila.

  • Preço

Mais uma vantagem dos e-books é a sua acessibilidade, sendo que podem ter preços muito mais baixos em relação a um livro impresso.

Isso acontece porque não há o custo de impressão e todos os demais gastos envolvidos até as publicações chegarem nas prateleiras das lojas e refletirem no preço final para o consumidor. Em lojas virtuais, consegue-se até achar livros digitais com preços irrisórios, facilitando a sua compra.

 

e-book

E-book: desvantagens

  • Disponibilidade

Diferente de um livro impresso, que basta estar junto ao leitor para ser lido, o e-book exige alguns requisitos. Entre eles, energia elétrica no local onde é feita a leitura para ligar o computador ou a sua bateria tem que estar carregada e funcionado.

O mesmo acontece com quem lê e-books por meio do smartphone. Além disso, alguns livros digitais necessitam de um aplicativo para serem lidos e, nesse caso, o seu dispositivo móvel deve ser compatível.

Livro impresso: vantagens

  • Experiências sensoriais

Quanto às vantagens do livro, as que se destacam são as experiências sensoriais, já que existem leitores que não conseguem ler um livro sem ter a possibilidade de trocar de página, ler em uma folha impressa e até mesmo sentir o cheiro das folhas.

Além disso, é possível ter acesso a uma maior variedade de imagens que ilustram os livros e que, junto com  papel escolhido para a impressão, podem oferecer uma experiência única. E quando a sua cor é marfim ou similar, melhor, pois torna a experiência mais imersiva.

Sem contar que a tonalidade suave da folha provoca menos irritação aos olhos. E, para quem passa o dia inteiro na frente do computador, trabalhando, pode não haver nada melhor do que ler um bom livro físico, para dar um descanso aos olhos.

livro impresso

Livro impresso: desvantagens

As desvantagens do livro impresso, em geral, aparecem quando é comparado ao e-book, como a menor praticidade, pois o seu tamanho pode ser grande e pesado, embora existam edições de bolso muito mais funcionais.

A armazenagem também pode ser tida como uma desvantagem, pois diferente dos livros digitais, é preciso de um lugar físico para guardá-los, como prateleiras. Porém, muitos leitores não enxergam isso como um problema, já que gostam de exibir as suas coleções.

Além disso, hoje em dia existem diversas opções, como a impressão de livros sob demanda.  Elas ajudam editoras e autores a fazerem apenas aquela quantidade que já foi vendida ao seu leitor, eliminando a necessidade de estoque.

Então, por mais pontos em que o e-book passa na frente do livro impresso, a verdade é que imprimir as publicações pode ser ainda muito vantajoso para as editoras e escritores independentes.