Hoje vamos falar sobre os novos desafios das editoras. As editoras consistem em um amplo segmento de mercado, que atendem tanto livrarias, quanto consumidores finais, por meio de lojas próprias. Uma parcela das editoras também produz material didático para escolas, universidades, etc, porém, mesmo com um público consumidor fiel, há muitos desafios.

Para entender melhor quais são os novos desafios das editoras, ainda mais, hoje em dia, em um mundo, cada vez mais, digital, continue com a leitura deste artigo. Nos tópicos a seguir, confira informações pertinentes ao assunto.

  • Fomentar o hábito da leitura
  • Tornar mais acessíveis os livros
  • Concorrer com os e-books
  • Atender as necessidades do público
  • Identificar novas demandas

Fomentar o hábito da leitura

O hábito da leitura ainda não faz parte da vida de muitos brasileiros, sendo que entre um dos principais motivos é a baixa escolaridade de parcela significativa da população. Além disso, há pessoas que, mesmo com condições financeiras, dá preferência a outros hobbies, deixando a leitura em segundo plano.

Portanto, entre os novos desafios das editoras, está o de fomentar o hábito da leitura, oferecendo publicações mais atrativas, atuais e inovadoras, que consigam chamar a atenção do seu público.

Tornar mais acessíveis os livros

Outro desafio das editoras é o de tornar mais acessíveis os livros, uma vez que a pouca leitura por parte da população é também uma questão econômica. Como os impostos para o setor são altos, os livros acabam chegando às prateleiras, muitas vezes, com preço acima do que muitos podem gastar.

Para complicar ainda mais a situação, a média salarial dos trabalhadores no país não é muito animadora. Isso quer dizer há quem deva priorizar as compras essenciais e, desse modo, os livros ficam para trás.

Nesse sentido, cabe às editoras encontrarem alternativas para baratear o preço dos livros, sendo que a impressão por demanda, oferecida por algumas gráficas, é uma solução para reduzir parte dos custos.

editoras

Concorrer com os e-books

Mais um desafio, que a cada dia parece maior, é o de concorrer com os livros digitais, que oferecem vantagens para os leitores assíduos, como o baixo custo, a facilidade de armazenamento, entre outras.

Mas nem todos preferem os e-books, pois a experiência sensorial oferecida pelo livro físico não se consegue substituir. Mesmo assim, as editoras devem descobrir maneiras de garantir a fidelidade do seu público que ainda prefere uma leitura mais tradicional. Clique aqui e veja mais sobre as vantagens e desvantagens de livro impresso e e-book.

Atender as necessidades do público

Uma forma de conquistar clientes para a leitura de livros físicos e garantir a fidelidade dos leitores que ainda não aderiram aos livros digitais é descobrir quais são as suas necessidades. Com isso, é possível atendê-los na medida certa.

Assim como qualquer outra empresa, as editoras precisam acompanhar a mudança de comportamento do seu público e se adaptar conforme a necessidade. Uma dica para obter informações a respeito do seu público é analisar as obras adquiridas por eles.

Lojas virtuais que comercializam livros podem ter o histórico de compra dos seus clientes. Essas informações podem ser acessadas pelas editoras, como ferramenta de conhecimento profundo a respeito do perfil do leitor brasileiro.

Identificar novas demandas

De modo semelhante, outro desafio das editoras é a de identificar as novas demandas do mercado, sendo que esse ponto pode ser crucial para a manutenção da empresa. Sabe-se que, atualmente, um dos principais responsáveis pelas vendas do setor são os livros didáticos.

Assim, as editoras podem investir ainda mais nesse segmento. No entanto, para essa estratégia oferecer os resultados esperados, é necessário conhecer as demandas específicas da região atendida pela sua empresa.

Para encontrar impressão sob demanda para imprimir livros na medida certa, sem prejuízo ou necessidade de grandes estoques, a OD Graph te ajuda. Clique aqui (link https://odgraph.com.br/blog/) e veja quais são todos os seus serviços.