No mundo editorial, há muitos termos com o qual um autor ou editor convive, sendo o mais popular o de tiragem de livros. É a partir desse termo que surge a pergunta: qual é a diferença entre edição e reimpressão?

Essas duas palavras são ações rotineiras numa editora, envolvendo a edição de um livro e o número de tiragem produzidas. No entanto, são dois termos bastante diferentes em questão de finalidade.

E qual é o propósito de cada um? Prossiga com a leitura do artigo e confira mais sobre o mundo editorial e como saber a tiragem de um livro!

 

O que é edição de um livro?

 

“O produto literário que chega nas mãos do leitor pode ser bastante diferente do que o escritor escreveu. Essa diferença passa pelas mãos do editor.”

Para começar, o que é edição de um livro? No dicionário, se trata de “fazer edição de, publicar (obra) por impressão ou qualquer outro meio”. Na prática, é a realização de alterações significativas no texto pelo editor.

As alterações podem ser:

  • Adição ou subtração de capítulos;
  • Apresentações;
  • Epílogos;
  • Parágrafos;
  • Correção de erros gramaticais que tenham passado despercebidos.

O editor de um livro é o primeiro a ver o texto original e trabalhar nele, realizando as correções e melhorias. Em alguns casos, pode sugerir mudanças mais radicais no texto e solicitar a alteração para o autor (que pode aceitar ou não).

A edição compõe o conteúdo final que chega às lojas físicas e marketplace, tendo o texto já sido revisado e editado. Ao ser lançado pela primeira vez, o livro está em sua primeira edição.

O que é a segunda edição de um livro?

 

O que é a tal segunda edição de um livro? Ela ocorre quando o autor ou editora decide fazer mudanças num texto já publicado. Com isso, ao ser lançada essa nova publicação editada, já não é mais a 1ª edição, mas sim a 2ª edição.

Essa informação é indicada na capa, contracapa, quarta página, colofão, etc, onde você tiver colocado a identificação de 1ª edição.

Além disso, você precisa requisitar um novo código ISBN para essa edição. Todo esse processo se repete se fizer uma 3ª, 4ª, 5ª edição e por aí vai.

E o que é reimpressão de um livro?

 

A impressão do livro atende a uma demanda pré-definida de público. Se a primeira leva não atende a demanda, deve ser feita uma reimpressão.”

Para entender o que é reimpressão de um livro, você precisa antes entender o que é tiragem de livros. Isso se trata do livro impresso, sendo a quantidade de exemplares produzidos do livro. Por isso, é comum termos como “tiragem alta ou tiragem baixa”.

Se esses exemplares se esgotam, é necessário fazer uma nova tiragem de livros, ou seja, uma reimpressão. Com isso, se produz uma nova quantidade de exemplares para atender a uma demanda.

A tiragem e a reimpressão são feitas por gráficas que oferecem dois tipos comuns de impressão:

  • Offset: uma impressão rápida para grandes quantidades exemplares, tendo muitas cores;
  • Digital: uma impressão de alta definição e com poucas cores, apresentando melhor custo-benefício para tiragem baixa de livros.

Como saber a tiragem de um livro

 

Afinal, como saber a tiragem de um livro? Novamente, basta olhar na capa, contracapa, quarta página, etc, para identificar o número da tiragem. Ele é definido como 2ª, 3ª, 4ª reimpressão ao lado do número da edição.

Geralmente, obras com tiragem alta não costumam apresentar muitas reimpressões. Contudo, pode ser vantajoso para uma editora pequena ou autor independente contar com uma tiragem baixa no começo, algo em torno de 100-500 exemplares.

Por fim, qual é a diferença entre edição e reimpressão?

 

Como você deve já ter notado, edição e reimpressão são bem diferentes um do outro. Edição é o trabalho realizado pelo editor de forma a alterar o livro para uma versão nova. Enquanto isso, reimpressão é apenas uma nova tiragem de livros.

Por isso, quando uma editora ou autor realiza nova impressão, não necessariamente ele está lançando uma nova edição. Dessa forma, edição e reimpressão possuem duas identificações diferentes dentro de um livro!

Conclusão

 

Edição e reimpressão são termos recorrentes na vida de uma editora e/ou autor. Por exemplo, é muito comum uma editora começar com tiragem baixa em sua primeira edição e aumentar a tiragem na reimpressão ou segunda edição.

Ou então, contam com a impressão sob demanda (Print On Demand). Agora que sabe a diferença entre edição e reimpressão, busque gráficas que se encaixem no seu orçamento na hora de realizar a tiragem!