Você sabe como contratar um designer? Editoras e escritores independentes que queiram imprimir os seus livros e outras publicações por meio da impressão sob demanda devem entregar para a gráfica que realizará o trabalho, um arquivo com o conteúdo a ser impresso. Nessa hora, é preciso contar com o serviço de um designer.

Se você quer saber como contratar um designer, continue lendo este artigo e, nos tópicos a seguir, confira muitas dicas a respeito do assunto.

  • Encontre profissionais em sites especializados
  • Crie um projeto com todos os detalhes
  • Analise o currículo dos candidatos
  • Verifique o seu orçamento disponível
  • Ofereça um feedback completo

Encontre profissionais em sites especializados

O primeiro passo de como contratar um designer é procurá-los em sites especializados. Hoje em dia, existem diferentes plataformas que são utilizadas por profissionais que buscam oportunidades de trabalho e pessoas que desejam contratar os seus serviços.

Exemplos são Workana, 99Freelas e 99Designs, onde é possível encontrar profissionais de diferentes áreas que atuam como freelancer, inclusive, designers. Além de tornar a contratação mais segura, pois o site intermedeia a relação, você tem acesso a vários candidatos e pode escolher qual preferir.

Crie um projeto com todos os detalhes

O próximo passo para contratar o profissional é criar um projeto em uma ou mais das plataformas onde há designers interessados em realizar a criação do arquivo com a sua publicação para enviar à gráfica. Nele, é importante colocar todos os detalhes necessários.

Com isso, apenas profissionais que atendem os requisitos do projeto se candidatam e você pode optar por um entre eles. Nesse sentido, informe o que deve ser feito, indicando o número de páginas do seu livro e o prazo de entrega, ainda mais se você tiver pressa.

Analise o currículo dos candidatos

Depois de publicar o seu projeto nos sites onde existem designers oferecendo os seus serviços e começar a receber propostas com os valores orçados, inicie a análise dos currículos. Em geral, profissionais que trabalham por meio dessas plataformas enviando junto ao orçamento o seu currículo.

Da mesma forma, enviam exemplos de outros trabalhos, para que você possa conhecer um pouco do seu estilo. Nessa etapa, verifique se o candidato possui as habilidades que você procura no profissional.

Confira ainda a sua reputação, sendo que nesses sites é possível observar a nota e comentários que clientes anteriores fizeram a respeito do designer.

Verifique o seu orçamento disponível

É bem possível que você receba várias propostas com orçamentos diferentes para a realização do serviço, sendo que os valores podem variar muito de um designer para outro. No entanto, não leve em conta apenas o menor preço, esteja atento a outros requisitos, como os anteriormente citados.

Afinal, escolhendo uma proposta somente por causa do valor, o barato pode sair caro. Isso não quer dizer que a proposta mais alta é a melhor, porém, pode ser garantia de um profissional mais qualificado.

Ofereça um feedback completo

Nem sempre o trabalho realizado pelo designer é entregue de uma única vez, assim, ele pode enviar parte para você verificar se está conforme o solicitado e dar continuidade ao serviço. Portanto, mais uma dica de como contratar um designer freelancer é dar um feedback completo ao profissional.

Desse modo, as chances dele entregar o seu livro formatado do jeito que você queria são muito maiores. Mantenha também a comunicação afinada com o contratado e se a parceria der certo, ela pode continuar para futuros projetos.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Confira outras informações e curiosidades em nosso blog: https://odgraph.com.br/blog/