A divulgação é uma das melhores estratégias conseguir aumentar o número de vendas. Se você quer saber como divulgar o seu livro e melhorar os seus resultados, temos algumas ideias incríveis e que funcionam de verdade na prática.

Nesse guia vamos falar sobre as principais técnicas de divulgação de livros, para pequenas ou grandes tiragens. Descubra quais são os principais canais e quais técnicas de divulgação são mais eficientes.

Evento de lançamento

Uma das melhores estratégias para divulgar um livro é através dos eventos de lançamento. Eles são promovidos assim que o livro é publicado, como forma de garantir um bom volume de vendas logo no começo.

A maioria dos autores promovem eventos de lançamento, tendo em vista o sucesso dessa estratégia para alavancar as vendas. Eles podem ser realizados em diversos espaços, como cafés, livrarias, escolhas e até mesmo em locais informais, como bares.

Os eventos de lançamento são eficientes pelo fato de gerarem expectativas. Afinal de contas, você está acabando de publicar um livro. Durante o evento os compradores podem conversar com o autor e conseguir autógrafos especiais.

Vale a pena convidar o máximo de pessoas para o seu evento, incluindo amigos, familiares e pessoas que são próximas de você. Dessa forma o seu evento contará com um grande público, gerando maior valor e incentivando as vendas.

Para garantir um grande número de presentes, uma dica especial é fazer preços promocionais de lançamento. Assim os seus leitores poderão adquirir o livro por um valor especial e ainda aproveitar essa experiência única.

Redes sociais

Já que estamos falando sobre como divulgar o seu livro, não podemos deixar de fora as redes sociais. Elas representam um dos melhores canais para a divulgação de obras literárias de diversos formatos e gêneros.

Use a sua presenta online para atrair pessoas para o seu livro. Comece a divulgação antes mesmo da publicação, de forma a preparar terreno para o lançamento. Compartilhe com o seu público o processo criativo, detalhes e ideias.

Muitos autores escolhem essa estratégia para gerar mais engajamento com os leitores. Afinal de contas, nas redes sociais a conversa é sempre informal e muito mais leve. Aproveite espaços como Facebook e Instagram para promover o seu trabalho.

Vale a pena criar páginas e grupos dentro das redes sociais específicos para o seu livro. Divulgue fotos, trechos e detalhes a respeito da trama. Dessa forma você consegue interagir com os seguidores e atingir um público maior.

Feiras literárias

Todos os anos são promovidos diversos eventos literários pelo país, alguns regionais e outros nacionais. Exemplo disso é a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontecerá de 30 de outubro a 8 de novembro de 2020.

Esse é um evento de grande magnitude, que reúne milhares de pessoas amantes do mundo da escrita e da leitura. Dessa forma, é o espaço perfeito para divulgar o seu livro, realizar vendas e até mesmo fechar parcerias literárias.

A bienal internacional é apenas um exemplo de feira literária. Outro exemplo, é a Bienal Mineira do Livro, que terá o seu retorno a capital mineira em 2020.

Dentro das feiras os autores podem mostrar seus livros em stands personalizados, em local privilegiado. Muitas vezes os stands são mantidos pela própria editora onde o livro foi publicado.

Bienal do Livro de Minas

Posts patrocinados

Se você quer saber como divulgar o seu livro de forma simples e eficiente, considere fazer parcerias com donos de sites e blogs literários. Esses espaços são visitados todos os dias por milhares de leitores de todos os cantos do país.

Converse com os donos dessas páginas, para que eles publiquem artigos e matérias falando sobre o seu livro. Exemplo disso são as entrevistas, em que o autor conversa sobre detalhes da obra, processo criativo e curiosidades.

Muitas vezes é possível conseguir posts patrocinados sem pagar nada por isso. Faça parcerias com as pessoas certas para aproveitar essa estratégia. Uma dica adicional é criar sites e blogs próprios, para divulgar o seu livro com mais liberdade.

De boca em boca

Uma das formas mais antigas e mais interessantes de divulgação continua sendo o boca a boca. Em um mercado cada vez mais concorrido, é importante que os escritores sejam capazes de se comunicar muito bem com o público.

Você pode conseguir um grande número de vendas ao promover o seu livro na sua comunidade, no lugar onde você mora. Dados concretos revelam que a maioria dos autores de sucesso começam vendendo para pessoas conhecidas.

Isso significa que você pode começar as vendas perto de você, entre os seus amigos e familiares. Essas são as pessoas que contribuem para o crescimento de autores, especialmente os independentes.

Conclusão

Agora você sabe como divulgar o seu livro, através de algumas estratégias simples. Para vender mais e conseguir alcançar o sucesso como escritor, é fundamental fazer eventos de lançamentos, participar de feiras literárias e usar as redes sociais.