Como registrar um livro no Brasil?
Já pensou em se tornar um escritor? Ter o registro de livro é algo muito importante na carreira literária e, se você está iniciando a sua trajetória, é importante saber mais sobre o assunto.
Para quem quer escrever uma obra, é necessário lembrar que esse é um caminho que necessita de paciência e persistência. Não é impossível, mas também não é fácil. Portanto, tenha foco em seu objetivo para alcançar o resultado esperado.
Neste post, vamos te mostrar como ter o registro de livro no Brasil. Além de falar dos desafios da carreira de escritor. Continue acompanhando e entenda mais sobre o assunto. Boa leitura!
Veja como ter o registro de livro na Biblioteca Nacional
Antes de querer ter o registro de livro, é preciso que alguém faça uma leitura crítica da sua obra. Por isso, sem ter nenhum receio, peça a uma pessoa que goste de ler para avaliar criticamente o seu livro. Uma amiga, tio, mãe ou pai. Porém, deve ser uma pessoa que vai te falar a verdade.
Após feito isso, você vai saber se a sua obra é boa ou não. O próximo passo é pensar na capa. Não existe uma formatação padrão, mas é preciso que ela tenha nome da obra e os dados do autor. Sugere-se que a fonte seja em Arial ou Times 12.
É preciso enumerar todas as páginas, em seu rodapé. Faça a impressão da obra em via única. Portanto, folhas em frente e verso não serão aceitas. Além disso, não encaderne o livro e faça uma rubrica em todas as páginas.
Feito todo esse processo, é importante pagar a Guia de Recolhimento da União, GRU. É necessário enviar essa guia com o comprovante de pagamento para a Biblioteca Nacional.
Depois, é necessário preencher o requerimento de registro, que deve ser solicitado junto ao EDA, informando os dados da obra. Envie o seu livro para a Biblioteca Nacional junto com os seguintes documentos:
- Obra impressa rubricada;
- Comprovante de pagamento do GRU e a guia paga;
- Requerimento de registro;
- Cópia da identidade e CPF do autor;
- Comprovante de residência do escritor (contas de água, luz ou telefone).
Qual o desafio para se registrar um livro no Brasil?
Muitos sonham em ser escritor e fazer a diferença na literatura nacional. Porém, o caminho a ser trilhado nem sempre o mais fácil. Existem muitas dificuldades para os novos autores nacionais, desde conseguir uma boa editora que aposte em sua obra até ter o registro de livro.
Mesmo sabendo que a literatura traz muitos benefícios para a vida de qualquer pessoa, são poucos os brasileiros que tem esse hábito. Isso porque o incentivo é baixo, principalmente quando a obra é nacional e de um novo autor.
Porém, mesmo que a sua trajetória não seja fácil, não desista!
Se o seu sonho é ter o registro de livro da sua obra, corra atrás. Mostre ao Brasil e, quem sabe, ao mundo, que as páginas que você escreveu são importantes e devem ser realmente lidas.
Deixe seu comentário.