Você quer publicar seu livro, mas não quer lidar com a parte burocrática, certo? Sabemos que é chato, mas ISBN e ficha catalográfica são fundamentais para qualquer livro.

Com o intuito de explicar a importância dessas informações, vamos mostrar os motivos que justificam a catalogação do seu livro. Não deixe de conferir!

 

A importância do ISBN e da ficha catalográfica

 

Antes de qualquer coisa, temos que falar sobre a importância do ISBN e da ficha catalográfica para a publicação de um livro. A seguir, indicamos os pontos que justificam essa importância. Veja!

Obrigatoriedade prevista na Lei do Livro

“Se você deseja comercializar seu livro depois de escrevê-lo, então deve saber que isso somente será possível se ele possuir ISBN e ficha catalográfica. Essa obrigatoriedade está prevista na Lei nº 10.753.”

Facilidade em encontrar em acervos

Com uma ficha catalográfica, seu livro pode ser facilmente localizado em acervos de livrarias e bibliotecas. Por ser um código exclusivo, o ISBN também auxilia nesse processo de localização de uma obra.

Compartilhamento em sites específicos

Atualmente, sites e redes sociais específicas para livros exigem o número de ISBN para o cadastramento dos livros. Somente assim, você poderá compartilhá-los.

Apresentação de dados importantes

Além disso, a ficha catalográfica permite a visualização rápida de informações importantes de uma obra, tais como título, nome do autor, assuntos ou áreas do saber e número de páginas.

 

Como fazer o registro do ISBN e da ficha catalográfica?

 

Mas, afinal, como fazer o registro do ISBN e da ficha catalográfica de seu livro? Antes de mais nada, devemos dizer que os registros são de responsabilidade da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Todo o processo de solicitação de ISBN deve ser realizado mediante essa instituição. Nos tópicos a seguir, mostramos como você pode solicitar o ISBN e a ficha catalográfica de seu livro.

 

Como conseguir ISBN?

Passo 1

Para ter acesso ao serviço de emissão de ISBN você deve fazer um cadastro no site da CBL.

Passo 2

Em seguida, você deve entrar na sua conta e acessar o menu lateral esquerdo da página de serviços da CBL. Nela, você deve selecionar a opção “novo ISBN”.

Passo 3

Feito isso, deve-se informar todos os dados da obra, tais como título, titular do ISBN, tipo de obra e idioma de publicação.

Passo 4

Por fim, deve-se clicar no botão “enviar”. Para finalizar a solicitação, deve-se realizar o pagamento da taxa. Atualmente, esse valor é de R$ 22 por ISBN mais R$ 33 pelo envio do código de barras em formato JPEG.

 

Como conseguir a ficha catalográfica?

 

Existem duas formas de fazer uma ficha catalográfica: você pode fazer sozinho ou solicitar os serviços de uma gráfica especializada. Não custa dizer que a CBL também oferece esse serviço.

Se você optar por fazer sozinho, deve observar diversos detalhes, tais como os que indicamos a seguir:

  • Notação de autor (letra inicial maiúscula do sobrenome do autor + número da Tabela Cutter + letra inicial minúscula do título da obra);
  • Recuo;
  • ISBN;
  • Assunto;
  • Título;
  • CDD (Classificação Decimal Dewey);
  • CDU (Classificação Decimal Universal).

Ademais, há regras específicas de diagramação que são padronizadas e devem ser seguidas. Para evitar erros na catalogação, recomendamos a contratação de uma empresa especializada.

 

Catalogue seu livro e compartilhe suas ideias com o mundo!

 

Como você mesmo pôde perceber, fazer a catalogação é a melhor forma de compartilhar seu livro com os leitores.

De fato, com o ISBN e a ficha catalográfica você poderá comercializar seu livro em livrarias e cadastrá-lo em acervos de biblioteca e redes sociais de livros. Lembre-se que essas informações são obrigatórias para quem deseja vender uma obra.

 

E você, está pensando em fazer a catalogação de seu livro, mas tem encontrando dificuldades? Nosso artigo o ajudou? Comente!