O mês de setembro é marcado pelo início da primavera, a estação preferida de muitas pessoas. Afinal, os dias com temperaturas baixas dão lugar para dias mais quentes, mas nem tanto. E o melhor, começam a brotar as flores, deixando as cidades muito mais bonitas.

A tranquilidade que emana dessa estação também é um convite à leitura. E para combinar com esse período, nada melhor do que obras leves, cheias de esperança e fantasia. Se animou e quer conferir algumas sugestões de leitura?

Então, continue lendo este artigo e, nos tópicos a seguir, confira a seleção dos 5 melhores livros para ler na primavera.

  • 1 – A Linguagem das Flores, Vanessa Diffenbaugh
  • 2 – O Jardim Secreto, Frances Hodgson Burnett
  • 3 – Emma, Jane Austen
  • 4 – O lado bom da vida, Matthew Quick
  • 5 – Meu Pé de Laranja Lima, José Mauro de Vasconcelos

 

1 – A Linguagem das Flores, Vanessa Diffenbaugh

A lista com os melhores livros para ler na primavera começa com uma obra que remete ao principal símbolo da estação, as flores. A história gira em torno de Victoria Jones que adora essas belíssimas plantas e, por trabalhar em uma floricultura, sabe muito a respeito delas, como seus significados e mensagens ocultas.

Mas a personagem não tem uma vida fácil, depois de passar por vários lares adotivos, mora em uma praça. Lá, montou um pequeno jardim e a sorte parece mudar quando consegue o emprego na floricultura, até que situações a colocam perante novos desafios.

2 – O Jardim Secreto, Frances Hodgson Burnett

Esse best-seller já foi adaptado para o cinema e para a televisão, sendo que a sua primeira edição é de 1911. Também é tido como uma das obras mais relevantes infanto-juvenis do século XX, por isso, mais uma dica para ler na estação das flores.

Na história, Mary Lennox é uma menina “de poucos amigos”, devido a sua arrogância e por ser mimada. Enviada para morar com o tio, depois que os seus pais morrem, ela conhece os segredos do jardim na propriedade do seu tio, o que a faz passar por uma grande transformação, bem como a todos ao seu redor.

3 – Emma, Jane Austen

Mais uma importante obra da literatura mundial, também está na lista dos melhores livros para ler na primavera, sendo que você já pode conhecer a sua história da tela dos cinemas. Nela, Emma Woodhouse, que possui uma personalidade singular, se dedica ao pai doente e não pensa em casar.

Mas adora ajudar os outros a encontrarem o par perfeito. Ou ao menos pensa que ajuda, uma vez que as suas atitudes causam muitas confusões, inclusive, pra ela. A obra, cheia de ironia, é considerada um dos romances mais bem elaborados da escritora.

4 – O lado bom da vida, Matthew Quick

Desafios e superação, é assim que pode ser resumido esse livro que já esteva nas telas dos cinemas. Assim, é outra dica para os belos dias de primavera, que conta a história de Pat Peoples, ex-professor de história, que sai de uma instituição psiquiátrica e tem dificuldades de lembrar porque foi parar lá.

Além disso, está com problemas pessoais com seu pai, sua esposa e mesmo com seus amigos, que não querem falar sobre o que aconteceu. Apesar disso, tenta colocar a vida nos eixos, com a ajuda do seu psiquiatra e da irmã viúva do seu melhor amigo.

5 – Meu Pé de Laranja Lima, José Mauro de Vasconcelos

Para fechar a lista dos melhores livros para ler na primavera, uma obra publicada em 1968, um clássico da literatura brasileira. O romance juvenil também é famoso em todo o mundo e pode ser visto no teatro, na televisão e no cinema.

Na história, o menino Zezé, de seis anos, vive em uma família muito pobre e numerosa, no Rio de Janeiro. Apesar dos problemas dentro de casa, a criança consegue viajar com a sua imaginação, o que faz com que esteja sempre aprontando. Trata-se ainda de uma obra autobiográfica.