A escolha do tipo de papel é uma das etapas mais importantes na produção de livro independente. De certa forma, a qualidade do papel do livro impacta na escolha do leitor, que pende entre a versão física e a versão digital.

Além disso, há a questão da gramatura que é envolvida na escolha de papel, pois esta impacta no peso e volume do livro. Nesse sentido, o papel também se relaciona com os custos para impressão e para envio da sua obra.

Dessa maneira, você pode notar que a escolha do papel é uma questão de qualidade e de custo. Prossiga com a leitura e veja quais são os melhores papéis para seu livro!

 

O que é considerado importante na escolha de papel para o livro?

“A escolha de um papel ruim é um péssimo primeiro passo para o autor independente.”

Para entender porque os tipos a seguir são considerados os melhores papéis para livros, é necessário entender quais qualidades são avaliadas neles. Antes, tenha em mente que formato e   impactam no aproveitamento do papel.

Se o papel escolhido não for adequado para o formato, sua qualidade não faz grande diferença. Entendido isso, vamos para os principais critérios de qualidade em cada tipo de papel!

 

Cor do papel

A cor do papel impacta na composição de cores do livro e na qualidade da leitura. As principais características da cor são grau de opacidade e alvura, que se trata da coloração branca do papel determinada pela reflexão da luz.

A melhor opção é uma cor levemente amarelada e com grau de opacidade alto, pois isso evita o cansaço visual e transparência da folha.

 

Textura do papel

A textura do papel se trata da superfície da folha, que pode ser lisa, calandrada, telada, com textura, entre outros. Em geral, a impressão é mais nítida conforme o papel é mais liso, porém, isso depende do tipo de impressão.

 

Gramatura do papel

A gramatura do papel se trata do peso e do volume de uma folha medida em um metro quadrado. Ela varia entre 50-350g e impacta no custo de impressão e no de envio do livro.

 

 

Quais são os melhores papéis que você pode usar no seu livro?

Agora que tem uma noção melhor das principais qualidades do papel, você pode compreender os diferentes tipos de papéis a seguir. Na sua escolha, leve em conta como o tipo de papel se encaixa no seu livro e o quanto ele aumenta seus custos.

 

Papel offset

Também conhecido como papel sulfite, mas com maior qualidade, o papel offset se trata do tipo mais usado no mercado de livros. Isso ocorre por ter um custo baixo e por possuir extensa variedade em gramaturas, indo de 56g/m² a 240g/m².

Outro motivo para a escolha do papel offset é a sua textura lisa e a opacidade, sendo completamente fosco e branco nos dois lados. Além disso, tem uma capacidade de absorção da tinta melhor que de outros papéis.

 

Papel pólen

O papel pólen se trata de um tipo com coloração levemente amarelada, devido à falta de ácido para branqueamento. Isso é sua maior qualidade, pois não reflete tanto a luz, o que faz a leitura do livro ser menos cansativa.

Além disso, seu uso torna a obra mais sofisticada e ecológica, justamente pela ausência de ácido.

Por fim, o papel pólen possui gramaturas entre 70g/m² e 90g/m² e pode ser dividido em pólen soft e pólen bold. O primeiro é mais fino, enquanto o segundo conta com opacidade e espessura elevada.

 

Papel couché

O papel couché se trata de um tipo super resistente e que possui revestimento para cores mais vivas na impressão. Ele pode ser couché fosco ou couché brilho e apresenta grande abrangência em gramaturas:

  • 90g;
  • 120g;
  • 150g;

 

E quais tipos de papel para a capa do livro você pode escolher?

Para ser um papel adequado para a capa de livro, o tipo deve apresentar gramatura acima de 240 gramas. Dessa forma, os papéis indicados para capa de livro são:

  • Supremo ou papel triplex, com textura lisa, resistência alta e gramatura de 250-350g/m². É um dos mais utilizados pela impressão em alta qualidade;
  • Papel couché, que pode alcançar a gramatura de 350g/m² e ser fosca ou com brilho.

 

Conclusão

O papel é um dos elementos cruciais na qualidade do livro, seja nas páginas ou na capa. Por isso, na sua escolha, considere a qualidade do papel, custo de impressão e o encaixe com o formato do livro.

O papel do livro deve ser econômico para você, mas também deve proporcionar um bom uso pelo leitor. Tenha isso em mente ao se encaminhar para a gráfica para impressão!