Quando o escritor produz um texto, ele costuma ter duas opções gerais para publicar o livro: como escritor independente ou por uma editora de livros. Quais são as soluções que cada opção traz?

Claro que suas opções não são tão simples assim. Ao optar por publicar um livro, você pode contar com autopublicação, lançar por selo editorial independente, lançar por editora independente, etc.

Ou seja, há um mundo cheio de possibilidades ao escritor – e é momento de conhecer todas elas. Conheça agora suas opções para publicar livro!

 

O que é um escritor independente?

“Todo autor um dia sonhou em ser um escritor independente, com total controle sob sua obra.”

Afinal o que é um escritor independente? Basicamente, é aquele que cria, escreve, revisa, edita, publica e lança seu livro sem enviá-lo a uma editora. Em alguns casos, ele pode terceirizar certas etapas, mas o controle da obra é total dele.

Sua obra pode ser física, contando com plataformas como Clube dos Autores. Nesse caso, essas plataformas auxiliam no processo de publicação e distribuição para as grandes livrarias do Brasil.

Sua obra também pode ser virtual (e-book), podendo ser enviada sem custos para plataformas como Amazon Kindle Direct Publishing. Nesse caso, basta criar a obra, editá-la para o formato digital e enviar para a plataforma.

Nisso, chegamos num ponto: como publicar um livro independente?

 

Como publicar um livro independente?

  1. Primeiramente, escreva e revise. É recomendado que a revisão seja feita por terceiros, principalmente profissionais da área.
  2. Depois, crie a capa e diagrame as páginas para o formato visado (seja livro virtual ou físico).
  3. Faça o registro do ISBN e garanta os direitos autorais da obra.
  4. Defina quantidade de exemplares e formato de comercialização (que pode ser em lojas virtuais, num site próprio, livrarias, etc).

 

 

O que é lançar o livro por uma editora de livros?

“A visão do autor é muito viciada, o editor tem um interesse enorme no livro e um desinteresse em não criticar. A figura do editor é necessária, mais do que nunca.” (Daniel Pellizzari)

Como publicar livro por uma editora? Antes de tudo, é importante entender o que é a editora de livros. Ela se trata da empresa que fica responsável por todo o processo de edição, produção, divulgação e distribuição da obra.

No geral, ela é quem publica a obra para o autor, adequando o texto para as demandas do mercado. Contudo, não há apenas um tipo de editora para publicar o livro…

 

Editora tradicional x Editora independente

A editora tradicional é o mais próximo do que se conhece de editora. Ela compra os direitos de publicação do autor e custeia todos os processos de produção do livro. Ela também solicita alterações para o autor conforme o apelo comercial.

Já a editora independente mantém o texto original, cuidando apenas da preparação, diagramação, projeto gráfico, revisão de provas e impressão do livro. Nesse caso, se trata de uma prestadora de serviços editoriais que atua de maneira autônoma.

 

O que é o selo editorial independente?

Um selo editorial independente é como uma editora dentro da editora, sendo uma marca criada para lançar livros específicos de um segmento. Por essa atuação mais específica, costuma proporcionar uma comunicação melhor entre leitor e autor.

Além disso, proporciona maior liberdade para o autor, mesmo que seja parte de uma editora tradicional.

 

Como lançar um livro por uma editora?

  1. Antes de tudo, você deve ter pronto o manuscrito do seu livro para entregar à editora e esperar sua autorização para publicação.
  2. Caso seja aprovado, a editora arca com os custos de produção (capa, impressão, distribuição, etc). No caso de uma editora tradicional, é comum que sejam feitas exigências quanto ao conteúdo do livro.

No caso de uma editora independente ou selo editorial independente, é comum que o texto original se mantenha.

  1. Numa editora independente ou selo editorial, é comum que os custos de produção sejam divididos (ou que sejam todos custeados pelo autor). Nessa situação, a editora é basicamente uma publicadora.
  2. Na editora tradicional, os royalties costumam ser definidos entre 8% a 10%. Numa editora independente ou selo, eles podem ser em torno de 10% a 30% da receita líquida.

 

Lançar livro independente ou com uma editora?

Agora você conhece de maneira geral como é publicar de forma independente ou por editora. Há  , assim como há  , então como escolher?

Tudo depende das suas necessidades como escritor ao lançar livro. A necessidade de um editor para revisar a obra de maneira profissional e a necessidade de publicação. Pense nessas necessidades e faça a melhor escolha!