A divulgação é uma etapa essencial para qualquer livro, principalmente o do autor independente. Divulgar o livro no Instagram faz parte dessa etapa, sendo uma forma de divulgar livro gratuitamente – e de alcançar um público maior.

Segundo pesquisa, o Instagram se trata da quarta rede social mais usada no Brasil, tendo cerca de 95 milhões de usuários. Nisso, fica atrás apenas do YouTube, Facebook e do WhatsApp.

No Instagram, você encontra um espaço perfeito para divulgação de livros, sendo mais fácil de encontrar o seu público-alvo. Prossiga com a leitura e veja como!

 

Como divulgar seu livro no Instagram: 7 dicas para o seu marketing literário na rede social

O Instagram se trata de uma rede social bastante pautada na identidade visual e é isso que deve buscar na divulgação de livros no Instagram.”

As redes sociais são, principalmente, um canal para comunicação entre diferentes pessoas. Contudo, suas ferramentas permitem que também seja um canal para divulgar livro gratuitamente.

Isso é ótimo para o autor independente que busca diminuir os custos com a divulgação de livros – e o Instagram surge como grande expoente nisso. Se trata de uma rede social bastante visual e dominada por uma parcela jovem da sociedade.

Se na sua pesquisa de mercado, o seu público-alvo é grande usuário dessa rede social, confira agora como fazer a divulgação de livros no Instagram!

 

Crie uma identidade visual

Identidade visual se trata da maneira como uma marca se exibe ao público, tendo como principais elementos o esquema de cores, logotipo e tipografia. O Instagram é fortemente baseado nisso e você pode criar uma identidade para o seu livro.

Ela pode ser inserida nas suas fotos, na forma como interage com os usuários, no perfil e no planejamento de postagens para o Instagram. Siga constantemente essa identidade, de forma que seja mais facilmente reconhecido pelo usuário.

 

Use da hashtag para divulgar o livro online

O uso de hashtag é essencial para alcançar os usuários que ainda não lhe seguem. Afinal, eles podem fazer pesquisas relacionadas com a sua hashtag e acabar encontrando o seu perfil.

Aproveite de assuntos em alta ou de palavras relacionadas ao mundo literário como #poesia, #ficção, #romance, #faroeste e por aí vai.

Obs: o número ideal é até 5 hashtags!

 

Faça o planejamento das postagens para o Instagram

O planejamento das postagens para o Instagram é necessário para qualquer tipo de marketing, incluindo o marketing literário. Afinal, você deve definir o cronograma e esquema de postagem de conteúdo.

Para ter um, você deve primeiro:

  • Definir os melhores dias para as postagens;
  • Definir o melhor horário para as postagens.

Em geral, o melhor cronograma é em dia útil, entre as 17-18h. Em fim de semana, o seu foco deve ser o domingo, entre as 13-18h. O pior horário costuma ser entre as 00-8h, com foco na terça e quinta.

Obs: utilize de alguma ferramenta para mensurar o engajamento do seu perfil com os usuários. Isso vai ajudar a perceber qual é o momento com mais alcance!

 

Não faça apenas propaganda na divulgação de livros no Instagram

Apenas propaganda atrás de propaganda é péssimo para o seu engajamento – é necessário também ter conteúdos relevantes. Pessoas não seguem outros perfis para comprar coisas, mas sim para receber algo de valor, tenha isso em mente!

 

Utilize de vídeos

Vídeos são uma ótima forma de divulgar o livro online, principalmente se forem curtos. Os vídeos no Instagram costumam durar 15 segundos (com exceção do Instagram Reels) e você deve utilizar deles para uma mensagem sucinta, mas eficaz.

Uma dica é mostrar o processo de produção do livro, exibir os personagens (com artes ou fotos), exibir trechos do livro, etc. Utilize de uma boa música no vídeo – de preferência, algo popular no momento!

 

Coloque o link do produto de maneira estratégica na bio

O Instagram não só ajuda a divulgar o livro gratuitamente, como também é um caminho para o usuário achar seu produto numa loja. Utilize do link na bio de forma estratégica, de forma que o cliente a ache rapidamente ao entrar no seu perfil.

 

Interaja com seu público-alvo

Para divulgar o livro online, não basta apenas compartilhar conteúdo, é necessário também interagir com o público. Nos stories, faça perguntas, quizzes e utilize de outros recursos para interação.

No feed, sempre responda os comentários dos usuários. Por fim, realize lives ocasionalmente!

 

Seja presente no Instagram para ter sucesso

A última dica, e talvez a mais essencial, é apenas que seja presente no Instagram. A constância do compartilhamento de conteúdo e da interação com o público é crucial para aumentar o alcance do seu perfil.

Ficar sumindo de tempo em tempo é péssimo para quem busca divulgar um livro no Instagram. Então, essa é a dica final: seja constante!