Quando se é um autor independente, se torna maior o número de preocupações que se tem com a obra. Uma dessas preocupações é comumente o tamanho do livro, que deve ser ideal para o formato escolhido.
O tamanho é definido pela altura do livro, assim como pela largura e pelo comprimento. A escolha deve ser adequada para o número de páginas e para o tipo de livro – por exemplo, livros ilustrados costumam ter um tamanho especial.
Mas quais são as medidas mais comuns para os livros? Prossiga com a leitura do artigo e veja algumas dicas de tamanho para publicar seu livro independente!
Tamanho de livro: quais são as medidas mais comuns?
“O formato de um livro não é escolhido a esmo, tendo um mais adequado para cada tipo de obra.”
O tamanho do livro segue uma lógica em suas medidas. Os diferentes tipos de livros (quadrados, retangulares, livro pocket, etc) são do jeito que são por uma questão de: conveniência, preço ou pela valorização do seu conteúdo.
Por esses três motivos, é possível encontrar mais de um formato de livro no mercado brasileiro, tendo as seguintes medidas disponíveis:
- Livro de 12,5 x 18 cm;
- Livro de 11 x 18 cm;
- Livro de 14 x 21 cm;
- Livro de 16 x 23 cm;
- Livro de 21 x 28 cm;
- Livro de 24,5 x 30 cm;
- Livro de 20 x 20 cm.
O primeiro valor se trata da largura do livro, enquanto o segundo valor se trata do comprimento. Já a altura de um livro é definida pelo tipo de folha, quantidade de páginas e pelo tipo de capa.
Para qual formato de livro as medidas são indicadas?
Algumas dessas medidas de livros são bastante populares no mercado. Vamos abordar elas em específico:
- Livro 11 x 18 e 12,5 x 18: esse é o tamanho de um livro de bolso ou livro pocket. Se destaca pelo seu fácil transporte em bolsas, pela facilidade de ser segurado e pelo custo menor de impressão;
- Livro 14 x 21 ou livro 16 x 23: esse são os tamanhos comuns para livros de ficção e não ficção. No mercado brasileiro, é majoritariamente utilizado;
- Livro 21 x 28 e 24,5 x 30: esse é o tamanho ideal para livros ilustrados ou com fotos, diagramas e afins. É comumente usado em livros didáticos, de arte, de arquitetura e por aí vai.
- Livro 20 x 20: esse é o famoso formato de livro quadrado, muito recorrente em livros infantis.
Como escolher o tamanho do seu livro?
Novamente, leve em conta os três motivos: conveniência, preço e como o tamanho valoriza seu livro. Focando no segundo motivo, você deve considerar o custo de impressão, que impacta no preço do seu livro quando for à venda.
Já no quesito valorização, deve considerar o número de páginas em relação ao tamanho do livro. Por exemplo, 550 páginas podem se encaixar melhor num livro 16 x 23, de maneira a não afetar a leitura.
Já num livro de ficção tradicional com poucas páginas, há encaixe melhor num livro 14 x 21.
O tipo de papel também deve ser considerado na sua decisão
O impacta na altura de um livro e também em medidas como comprimento e largura. Por isso, deve conhecer os principais:
- Offset: conhecido como papel sulfite, apresenta gramatura de 56g à 240g, cor branca e textura lisa. É comum em livros didáticos, sendo usado na impressão de miolos;
- Pólen: conta com tonalidade leve da cor creme e é usado em livros de ficção, poesias, mangás e livros em geral. É ideal para leituras prolongadas, tendo gramatura entre 70g e 90g;
- Couché: se trata de um papel brilhante ou fosco com gramatura entre 90g e 250g por metro quadrado. É super resistente e comumente usado em livros ilustrados, fotográficos ou coloridos.
O principal ponto que deve observar é a gramatura, que impacta no peso e no volume do livro.
Conclusão
Ao publicar um livro independente, você deve ter uma preocupação maior sobre aspectos que encarecem o seu livro. O tamanho dele, por exemplo, impacta no custo de impressão e até mesmo na logística de envio.
Além disso, o tamanho do seu livro também impacta no que é primordial aqui: o uso pelo seu leitor. Tenha em mente como será a leitura dele e também no conforto que deve ter para segurar o livro e carregá-lo para qualquer lugar.
Linkar com artigo 2